De um universo total de 18 jogadores a equipa é composta por 2 jogadores que têm altura igual ou superior a
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Distribuição Frequências (6)
Distribuição Frequências (5)
A equipa é composta por 6 jogadores que têm altura igual ou superior a 1,91m e inferior a 1,99m, o que representa 33% do total da equipa, constatamos que 13 jogadores têm altura igual ou superior a 1,75m e inferior 1,99m, o que representa 72% do total da equipa.
Distribuição Frequências (4)
A turma é composta por 2 alunos com 17 anos de idade, o que representa 8% dos alunos, constatamos que a totalidade dos alunos tem até 17 anos de idade, representando 100%.
Distribuição de Frequências (3)
A turma é composta por 10 alunos com 15 anos de idade, o que representa 40% dos alunos, constatamos que 19 alunos têm até 15 anos de idade, representando assim 76% do total de alunos.
terça-feira, 27 de novembro de 2007
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Análise e Interpretação dos resultados
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Relacione o gráfico polar com o gráfico de barras.
O gráfico de barras, serve para comparar itens, o gráfico polar, serve para mostrar parte de um todo.
sábado, 17 de novembro de 2007
Portugal é o pais da União Europeia onde a repartição do rendimento é mais desfavorável ao trabalho.
Mas a divergência não se limitou apenas à área económica. Também no campo social se verificaram graves divergências, como consequência do aumento das desigualdades em Portugal.
Em 2000, os preços médios na UE/25 eram superiores aos portugueses em 26,6 pontos percentuais, enquanto, em 2006, essa diferença tinha-se reduzido para cerca de metade, já que era apenas de 13,5 pontos percentuais. Depois, há o desemprego, hoje dos mais altos da Europa, onde cerca de metade é de longa duração. Há o limiar da pobreza, a que fechamos os olhos para não ver.
Jornalista, Sandra Rodrigues dos Santos do Correio da Manhã
Comentário de Daniel Amaral no Jornal Expresso
Ver o texto de Dr.Eugénio Rosa
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Apresentação dos dados
Considero a estatística uma técnica pois serve para apoiar as diversas ciências e provar as mais variadas teorias. A apresentação dos dados estatísticos é efectuada através de gráficos ou tabelas, que permitem uma leitura fácil, dependendo do problema que se pretende estudar.
Existem vários tipos de gráficos e tabelas, a utilização da informática e de programas mais específicos para tratamento de valores numéricos, permitem, com rapidez, a inserção dos dados obtidos, o seu posterior tratamento e interpretação.
domingo, 11 de novembro de 2007
Critica dos dados
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
sábado, 3 de novembro de 2007
Recolha de Dados
Nem sempre é possível a recolha de dados tão completos quanto possível, pois há muitos obstáculos, muitas vezes a ausência dos mesmos, ou até omitidos por alguma razão alheia, ou uma questão logística .
Os Sociólogos deparam-se com os mais variados obstáculos para realizarem bem o seu trabalho, como por exemplo de ordem financeira, monetariamente as vezes não é viável, nestes casos não é possível a recolha directa. Também podem haver dados tratados por terceiros e nestes casos os Sociólogos trabalham com os dados possíveis.
Etapas do Método Estatístico
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Saber exactamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir correctamente o problema.
PLANEAMENTO: Como recolher informações ? Que dados deverão ser obtidos? Qual levantamento a ser utilizado? Por censos? Por amostragem? O cronograma de actividades? Os custos envolvidos? Etc.
RECOLHA DE DADOS: Fase operacional. É o registo sistemático de dados, com um objectivo determinado.
Dados primários: quando são publicados pela própria pessoa ou organização que os tenha recolhido.
Dados secundários: quando são publicados por outra organização.
OBS: É mais seguro trabalhar com fontes primárias. O uso da fonte secundária trás o grande risco de erros de transcrição.
Recolha Directa: quando é obtida directamente da fonte.
A recolha directa pode ser: contínua (registos de nascimento, óbitos, casamentos, etc.), periódica (recenseamento demográfico, censo industrial) e ocasional (registo de casos de meningite).
Recolha Indirecta: É feita por deduções a partir dos elementos conseguidos pela recolha directa, por analogia, por avaliação, indícios ou proporcionalização.
TRATAMENTO DOS DADOS: Tratamento dos dados através de sua contagem e agrupamento. É a condensação e organização de dados.
APRESENTAÇÃO DOS DADOS: Há duas formas de apresentação, que não se excluem mutuamente. A apresentação em tabelas, ou seja é uma apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado. A apresentação gráfica dos dados numéricos constitui uma apresentação geométrica permitindo uma visão rápida e clara do fenómeno.
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS: A última fase do trabalho estatístico é a mais importante e delicada. Está ligada essencialmente ao cálculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal é descrever o fenómeno (estatística descritiva). Na estatística indutiva a interpretação dos dados se fundamentam-se na teoria da probabilidade.
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Estatística Descritiva
A estatística é também uma ciência e prática de desenvolvimento de conhecimento humano através do uso de dados empíricos. Baseia-se na teoria estatística, um ramo da matemática aplicada.
A Estatística com estas ferramentas produz dados estatísticos. Os Dados Estatísticos, permitem às ciências elaborar teses científicas. Com base na análise desses dados estatísticos, torna-se, desta forma possível, a confrontação de ideias com a realidade.Os dados estatísticos, permitem também, uma aferição das probabilidades e/ou improbabilidades de ocorrência de certos "fenómenos" , possibilitando desta forma a previsão.